Artes Marciais

Vianenses preenchem o pódio no Campeonato Nacional de Sanda e Qingda

DR

O clube de combate Alta Tensão sagrou-se vice-campeão nacional de Sanda por equipas, no escalão sénior e, com ele, Nicolas Rodrigues e Pedro Cunha alcançaram o título de campeão nacional, igualmente no escalão sénior. Por sua vez, a escola Hung Sing Gwoon Hsg Minho Sanda participou com mais dois atletas, que saíram vitoriosos:  Guilherme Teles, campeão nacional de Qingda, – 60kg e Manuel Campanário, vice-campeão nacional  de Qingda, – 65 kg, ambos no escalão esperanças.

Estes foram os únicos atletas a representar Viana do Castelo no Campeonato Nacional de Sanda e Qingda, que se realizou, no passado dia 27 de Maio, no Pavilhão Desportivo da Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto, e contou com a presença de 15 equipas.

Inscrito na vertente de Sanda, Nicolas não teve adversário na sua categoria de peso (-56kg) nem na categoria a seguir. Por esse motivo, competiu na vertente de Qingda, na categoria de -65kg. “Sendo Nico um lutador nato para o KO a maior dificuldade foi não provocar faltas por potência de golpe. Numa projecção o adversário ficou lesionado nas costelas e abandonou. O Pedro Cunha jogou contra o atleta mais experiente em competição, o qual já conhecia devido a se terem encontrado na final do ano passado. Pedro mostrou um nível de maturidade em competição que lhe valeu o titulo de Campeão Nacional. De salientar que este foi, sem dúvida, o melhor combate do Campeonato” – disse, ao DEV, o mestre Carlos Correia.

O Sanda é a forma de competição do Kung-fu na vertente de combate. Distingue-se do Kickboxing, essencialmente, em dois aspectos: luta-se em cima de uma plataforma elevada, a chamada lei-tai, e pode-se projectar o adversário para o chão ou para fora da área de competição, ganhando pontos com estas acções. No Sanda, os golpes devem ser dados com potência máxima para pontuar e pode-se provocar o KO. Já no Qingda, o toque tem de ser ligeiro e não pode haver KO.

Este texto foi escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico.
 Topo