BTT

BTTista vianense Luis Leão Pinto representa a Buff Scott MTB Team

Facebook Luís Leão Pinto

É de Viana e é considerado um dos melhores maratonistas de BTT do mundo e acaba de saber-se que vai representar esta temporada, 2018, a equipa espanhola do Buff Scott MTB Team. Falámos de Luís Leão Pinto, advogado de profissão, mas que faz do BTT o ‘caso’ da sua vida.

Em declarações exclusivas ao Desporto em Viana explicou que não vão haver grandes mudanças a nível pessoal com esta troca da Assos pela Buff Scott MTB Team, já este ano de 2018. “Na verdade não implica uma grande mudança já que parte da minha carreira enquanto ciclista profissional foi passada em Espanha, e estou familiarizado com as mentalidades e o modo de trabalhar neste país!”

Portugal e Espanha têm nesta modalidade um fosso. “Em Portugal, e infelizmente, não existem equipas profissionais de Mtb (mountain bike) daí tudo se tornar completamente diferente! O nível competitivo, as condições de trabalho o calendário de provas [em Espanha que lhe permite a participação em provas como Cape Epic, Transalp Challenge e La Leyenda del dorado], e o respeito pela modalidade”, tornam estes dois países irmãos e vizinhos muitos distantes.

O projeto mostrou-se aliciante e Luís Leão Pinto aceitou de pronto o desafio. “O que me levou a aceitar o desafio foi o calendário de provas que me apresentaram, bem como a amizade e o respeito que nutro pelo director desportivo Pau Zamora e, ainda, a qualidade dos meus colegas! Sendo a equipa apoiada directamente pela marca de bicicletas Scott é toda uma garantia de levarmos o melhor material do mercado nas mais prestigiadas provas do mundo!”

Dono de um currículo invejável, com 38 anos, Leão Pinto assume: “fiz muito mais do que aquilo que pensei alguma vez fazer! No entanto o desejo de me superar e de continuar a disfrutar de uma modalidade que me diz muito e a que devo muito também!”

Este ciclista vai também participar no Bike Camp que decorre em Viana do Castelo, a 3 e 4 de Fevereiro. “O Bike Camp, organizado pelo Hotel Feel Viana e a Viana Cycles, vai trazer ao conhecimento de todos os participantes, não só os mais belos trilhos do monte de Sta Luzia, mas também a possibilidade de partilhar esses momentos comigo e com o actual campeão Europeu de Xcm Tiago Ferreira. Os organizadores conseguiram também reunir a presença de dois dos mais prestigiados médicos desportivos ligados a nossa modalidade, Dr. Rui Escaleira e o Dr. Bruno Carvalho. Sendo que o primeiro incidirá a sua participação sobre temas tão importantes como a nutrição e suplementação desportiva, já o Dr. Bruno Carvalho, focará o tema da avaliação e prescrição de treino. Acredito que será uma boa oportunidade para trocar ideias e aprender dos melhores mas principalmente de nos divertirmos com as nossas bicicletas e dar a conhecer a nossa cidade a todos os presentes!”, convidou à participação.

Principais prémios:

4º lugar no campeonato da Europa em Agosto de 2017 (Eslováquia)
6º Campeonato da Europa de XCM 2012
4x Campeão Nacional de XCM 2007, 2009, 2010, 2011
1x Campeão Nacional de XCO 2008
Vencedor Taça de Portugal de XCO 2008
Vencedor Volcat LLeida 2011 e 2012
2º Classificado Titan Desert 2012 (vitória em 4 etapas)
3º Classificado Titan Desert 2011 ( 3º classificado geral)
Vencedor Douro Bike Race 2011
2º classificado Andalucia Bike Race 2011 (vitória de etapa)
2º classificado Brasil Ride 2011 (vitória de etapa)
Vencedor Desafio MTB BRASIL 2011
Vencedor Transportugal Garmin 2010
Vencedor da Transgalaica 2010
Vencedor 4ª Etapa Ruta de los Conquistadores 2010 (5º classificado Geral)
Vice-campeão nacional de XCM 2006
Vice-campeão nacional de XCO 2007
Premio Honorífico “O Minhoto” ciclista do ano 2010

 

 

 

 

 

 Topo