Ciclismo Seniores

César Fonte venceu uma etapa do GP Jornal de Notícias

FC Porto

A mítica prova do ciclismo nacional, na sua 28º edição, o Grande Prémio Jornal de Notícias, deu ao vianense César Fonte dois lugares no pódio. Começou com um terceiro lugar e terminou com o lugar mais desejado, na última e mais dura etapa, a 7ª.

A prova teve uma saída de Viana do Castelo, na segunda etapa, e uma chegada à Princesa do Lima, na terceira. Em nenhuma delas César Fonte foi feliz, pelo contrário. “No início da competição ia com o intuito e focado em estar na discussão da geral. A equipa tinha mais elementos para ganhar mas eu fazia parte de um lote para discutir a corrida. Comecei da melhor força com o 3º lugar, na primeira etapa, e tudo indicava que ia estar na luta, mas na chegada a Viana tive uma queda a faltar 5 quilómetros e fiquei eliminado da classificação, chegando a mais de 8minutos”.

A partir desse momento a estratégia do ciclista obrigatoriamente teve de mudar. “A partir desse dia só tinha o objetivo de trabalhar para os meus colegas chegarem à vitoria, assim foi. O último dia era o mais duro e atacamos para endurecer a etapa e eu acabei por estar na frente”, explicou ao Desporto em Viana.

A equipa do vianense, W52 – FC Porto, acabou por sair vitoriosa pelas rodas de António Carvalho e nas várias classificações. “Acabei por ajudar o António Carvalho a ganhar o GP JN e, com o desenrolar da etapa, tive liberdade para a poder discutir. Acabou por correr tudo perfeitamente, acabamos por ganhar a etapa, geral, montanha e por equipas”. Na geral, César ficou em 13º 08:48 do colega de equipa.

Quanto ao outro vianense em prova, Iuri Leitão, da Sicasal – Constantinos – Delta Cafés, no escalão de sub 13, acabou por ter de desistir na última etapa do Grande Prémio.

A festa do ciclismo andou no Norte de Portugal de 28 de Maio a 3 de Junho.

 Topo