Ciclismo Formação

César leva vizinhos, admiradores e colegas a Santa Luzia

José Domingos Ribeiro

César Fonte, atleta natural de Vila Franca ao serviço do FC Porto, foi o chamariz para muitos vianenses que subiram até Santa Luzia para assistir aos derradeiros metros da 7.ª etapa da Volta a Portugal.

Uma bandeira com o Imperador em destaque ajudava a perceber onde estavam os vilafranquenses. Se muitos ficaram pela Terra da Flor a apoiar o filho da terra, outros como Maria Alice preferiram estar na meta para apoiar e tirar uma fotografia com César. Vizinha e amiga da família, a apoiante sofreu com a queda do ciclista no prólogo. “Se fosse meu filho não estaria tão à vontade como está a mãe”, garante a conterrânea que vê em César a “maior figura desportiva” da freguesia. Nesta edição César trabalhou para a equipa, mas no futuro Alice espera que ele “ganhe a Volta a Portugal”.

Ao redor do santuário viam-se muitas camisolas amarelas, dos jovens ciclistas do Santa Marta. Com 15 anos, Gonçalo Fonte pedala há cinco anos e vê César Fonte como “uma referência” e no futuro quer “ser mais do que o César já é”. Já Daniel Moreira pedala desde os nove anos e espera “um dia chegar ao nível dele e conseguir fazer melhor”. Questionados sobre atletas vianenses que praticam ciclismo de estrada os dois jovens prontamente enunciaram César Fonte e Iuri Leitão, dois antigos atletas do Santa Marta e Ana Barros. O Daniel sabe que há um João no Boavista, porém não se recordavam de mais nenhum. “O senhor Albino é que sabe”, exclamaram.

Mas não só entre ciclistas e amantes da modalidade se encontraram admiradores de Fonte. Vânia Franco, que se sagrou recentemente campeã da Europa em bilhar, também esperava a chegada do colega… de equipa. Os dois vianenses pertencem ao Futebol Clube do Porto e partilham esta época o azul e branco nos equipamentos. Destacando a “multidão” que a chegada da Volta “arrastou”, Vânia confessou que nunca se cruzou com o colega de equipa mas desafiada sorri que talvez criem um núcleo de atletas do FCP por Viana do Castelo.

 Topo