Voleibol

Convívio, competição e muito voleibol

José Domingos Ribeiro

179 jogos depois chegou ao fim a sétima edição do Viana Volley Cup. O “torneio de referência na pausa natalícia” para a formação na modalidade enche a cidade de jovens atletas, treinadores, dirigentes, pais e entusiastas durante quatro dias.

A júnior Kika, do Voleibol Clube de Viana, é caso único pois esteve presente em todas edições como atleta e o melhor testemunho para entender a importância deste torneio. “No início era dos poucos torneios que existia nas férias do Natal. Haviam muitos nas férias da Páscoa e no Verão”, começa por revelar. Numa “boa altura” no exigente calendário escolar, este torneio é “uma grande festa onde se aprende a jogar e a ver as outras equipas a jogar”.

Já a capitã das iniciadas do Clube Desportivo de Monserrate realça a importância deste torneio para o “espírito de equipa e o convívio com as outras equipas”. “Se não houvesse este torneio talvez ficasse por casa ou então a treinar com o clube. Assim fazemos o que gostamos mais, jogar voleibol”, revela ao Desporto em Viana.

O Torneio que começou no pavilhão da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires ocupa hoje três pavilhões, possibilitando nove jogos em simultâneo. São 76 equipas e cerca de mil participantes que Leonel Salgueiro, em conjunto com a equipa organizadora, colocam em ação durante quatro dias na cidade. No final o sorriso revelava o sentimento de dever cumprido e de poder “dormir de cabeça descansada”.

Quinze dias após a abertura das inscrições para o Viana Volley Cup, em outubro, as inscrições estavam fechadas. “A organização tem sido de excelência e quando a organização é boa, é normal que as pessoas queiram conhecer ou voltar a Viana. Há quatro ou cinco torneios referência durante o ano e o nosso é sempre dúvida o torneio de referência no Natal”, afirma.

Apesar dos elevados números, Leonel acredita que com a abertura do novo pavilhão na escola de Monserrate será possível crescer mais um pouco. Todavia, o “objetivo não é crescer mais. É manter esta dimensão para manter esta qualidade.”

“Para o ano cá estaremos para a 8.ª edição. Nos mesmos dias [26 a 29] e com as mesmas cozinheiras que fizeram um trabalho fantástico em preparar 1800 refeições diárias para esta gente toda”.

Além de promover a modalidade, o Viana Volley Cup também ajuda na economia na cidade. “O feedback das unidades hoteleiras é de surpresa por ter tantas reservas para a época”, assegura Leonel, enquanto agradece o apoio dado pela autarquia e Agrupamento de Escolas de Monserrate para que este torneio seja possível.

Esta competição é organizada pelo Voleibol Clube de Viana, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação de Voleibol de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Voleibol.

 Topo