Futebol

De telemóvel em punho a pensar nos emigrantes

José Domingos Ribeiro

Sócia, adepta e fã, é assim que se apresenta Cristina Silva, responsável por levar os jogos da União Desportiva Lanheses dos campos da AFVC para o mundo. Como? Transmitindo, em direto, no perfil de facebook do clube.

Em Lanheses já ninguém estranha ver Cristina de pé, de telemóvel em punho, a filmar o jogo. Nos outros campos desperta olhares de curiosidade. Certo é que nem chuva, vento ou frio demovem Cristina de mostrar os golos do Lanheses.

Em conversa com o Desporto em Viana, Cristina conta-nos que tudo começou tirando fotografias. “Já acompanho o Lanheses há muitos anos e desde 2009 que tiro fotografias nos jogos. Porque gosto. São momentos que ficam”. Com um rico espólio, que documento a história do Lanheses nos últimos 10 anos, a adepta já perdeu a conta aos discos externos que possui.

Entretanto, a direção do clube mudou e desde o início da época que esta sócia além de fotografar os jogos também os filma e transmite em direto. “Uma pessoa perde um bocado de tempo e apanha muito frio, mas é giro porque os nossos emigrantes estão fora e conseguem acompanhar os jogos”.

Foi a pensar nos muitos sócios e simpatizantes do Lanheses que vivem além-fronteiras que esta ideia vincou e tem recolhido seguidores, que vão comentando e gostando da publicação durante a transmissão.

Nas transmissões ouvem-se comentários de quem assiste ao jogo perto de Cristina. “Às vezes saem muitas asneiras, mas isso faz parte e quando os jogos estão um bocado quentes a gente tem de ouvir”.

A técnica de filmagem tem sido apurada ao longo dos jogos e explica como o faz. “Filmo na horizontal para ter mais visão. Toda a gente diz que é uma má filmagem, que devia filmar ao alto, mas assim consigo ter mais visão do campo e jogadores. Conforme está a bola, vou aproximando e afastando”.

Cristina faz este trabalho com um telemóvel e no fim do jogo costuma estar incontactável pois a transmissão consumiu toda a bateria.

Além dos jogos dos seniores, sempre que pode transmite os jogos dos iniciados, onde joga o filho e, às vezes, também vai fotografar os jogos dos veteranos, onde joga o marido.

 Topo