Futsal

Francisco Mandim faz balanço positivo da época

Arquivo DEV

Concluído o campeonato e garantida a manutenção do Santa Luzia no principal escalão do futsal feminino português, o Desporto em Viana foi saber o que achou o treinador da equipa, Francisco Mandim, da época 2017-2018.

“Esta foi uma época positiva em que conseguimos atingir o principal objetivo, que era estar na fase de apuramento de campeão. No ano passado não o tínhamos conseguido e esta época isso foi alcançado. Tínhamos outro sonho que era chegar à final da Taça de Portugal mas isso não dependia só de nós. Apanhamos logo o Benfica e acabamos por não ver esse sonho realizado. Por tudo o que fizemos considero que foi uma época positiva, sabendo que podíamos ter feito mais e melhor, o que, no fundo, é o nosso lema: atingir um objetivo e tentar supera-lo. Tentamos superar as expectativas para esta fase mas acabamos por ficar aquém. Esta foi uma época desgastante, para uma equipa que só treina duas vezes por semana, sentido-se isso mais nesta segunda fase, onde a intensidade de jogo é muito mais elevada e a nossa equipa quebrou a meio. Acredito que tenhamos qualidade para ficar num lugar melhor.

O momento mais positivo foi o jogo em Gondomar, que garantiu a segunda fase. Sabíamos que tínhamos de vencer o adversário e fizemos um jogo muito competente. dos melhores jogos na época. As jogadores demonstraram que têm qualidade e que queriam estar entre as melhores. Foi um momento marcante, mesmo para elas acreditarem e superarem-se um bocadinho. O menos positivo foi o jogo frente ao Nun’Alvares da 13.ª jornada da 2.ª fase. Somos melhor equipa, como o mostramos no jogo em casa, mas acabamos por não conseguir vencer e ficar no sétimo posto.

Para o ano é preciso treinar mais e esse é um dos requisitos que pedi a direção para podermos ser melhores e competir mais de perto com as potências do futsal portugueses.

Acho que existe interesse mutuo na continuação mas não posso dar garantias. Existem requisitos que pedimos e que sabemos que o clube está a procurar resolver, como poder treinar três vezes e ter melhores condições. Queremos tentar fazer mais e melhor e só com mais um treino por semana ou outro tipo de condições podemos andar mais perto do nível dos melhores.”

 Topo