Água

Gala para homenagear e motivar os atletas

Associação de Canoagem do Norte de Portugal

O Darque Kayak Clube promoveu a IV Gala dos Campeões do clube para celebrar as conquistas de 2017 e motivar os atletas para novos feitos em 2018.

A família Darque Kayak Clube (DKC) reuniu numa gala em que foram “homenageados os pódios, os campeões nacionais e internacionais”, referentes a 2017. “Não fomos nós que inventamos as galas. A partir do momento em que passamos a ter mais resultados e o clube visibilidade começamos a fazer a Gala. É uma forma de motivar os atletas e a nós para continuar o trabalho”, afirmou o presidente do clube, Américo Castro, ao Desporto em Viana.

Em 2017 o clube teve 18 títulos de campeão nacional repartidos por 12 atletas. “Todos eles são importantes para nós e todos eles atingiram os seus objetivos”, afirma o dirigente que desafiado pelo DEV destacou dois atletas. Rafaela Araújo e Antoine Launay. “A Rafaela foi recentemente eleita atleta do ano na Gala de Viana. O Antoine porque conseguiu os melhores resultados de sempre de canoagem em slalom e está no percurso olímpico”.

A DKC participa atualmente em três galas “obrigatoriamente”. “A Gala de Desporto de Viana do Castelo, a nossa Gala e a Gala da Federação Portuguesa de Canoagem, que é na próxima semana”.

“Temos campeões nacionais dos mais pequenos aos veteranos”. Todavia, o responsável salienta que o trabalho do clube é “todo formativo”. “O nosso modelo não está dirigido à competição, mas que façam a prática e tenham hábitos de vida saudáveis. O que nos interessa no fundo é que sejam felizes. Se eles forem felizes a nível de competição, vamos ajudando e fornecendo os meios necessários para que eles consigam, se quiserem, ser atletas de alto rendimento”, destacou.

Reforçando a importância do “apoio do município”, Américo contou 2080 atletas a praticar canoagem em 2017, desde a náutica das escolas a grupos de atividades de tempos livre ou de jovens. Em competição o clube teve 67 atletas federados.

 Topo