Andebol

Gala para valorizar desporto e trabalho da comunidade

José Domingos Ribeiro

Viana do Castelo festeja a 26 de janeiro o desporto, através da II Gala do Desporto de Viana do Castelo. Uma festa onde se quer valorizar o trabalho dos clubes e associações desportivas do concelho e do trabalho que desenvolvem em conjunto com a comunidade, num “modelo virtuoso de parceria entre câmara, escolas e clubes”.

Seguindo o figurino da primeira edição, a II Gala volta a premiar oito categorias. Atleta do Ano (masculino e feminino), Treinador do Ano, Atleta Revelação do Ano (masculino e feminino), Dirigente do Ano, Equipa do Ano e Associação Desportiva ou Clube do Ano.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento o presidente da câmara municipal, José Maria Costa, não revelou mas deu a entender que a autarquia volta a atribuir o Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo.

O presidente do júri e vereador com o pelouro do desporto, Vítor Lemos, confidenciou a “dificuldade em selecionar os vencedores deste ano”. Num universo de cerca de três mil atletas federados foi, no entender do vereador, “um ano mais complicado para o júri”.

Paralelamente, nesta cerimónia são homenageados todos os atletas que se tenham sagrado campeões nacionais, europeus, mundiais do ano desportivo em análise. Este ano, os campeões universitários e de Desporto Escolar também vão subir ao palco.

Esta Gala tem três objetivos anunciados por José Maria Costa. “Valorizar o trabalho feito pelos clubes diariamente. Premiar o talento, esforço, dedicação e profissionalismo dos atletas e ser uma festa do desporto. Uma exaltação onde se valorizam diversas componentes como a amizade, o espírito de equipa, a ética e a escola de valores que o desporto é”. Distinguindo os melhores de ano, o autarca acredita que se estão a dar “exemplos aos mais novos, estimulando-os no seu percurso desportivo”.

A primeira edição da Gala do Desporto foi “uma pedrada no charco” e trouxe “resultados positivos para os clubes”. “Viana soube através da Gala a realidade de muitos clubes”, garantiu José Maria Costa. No evento realizado a 27 de janeiro de 2017, a autarquia distinguiu 121 campeões e entregou os galardões ao VCV (Equipa do ano), VRL (Associação Desportiva do ano), Julião Basto (Treinador do ano), Paulo Alves (Dirigente do ano), Sérgio Maciel e Carolina Oliveira (Atletas Revelação do ano) e Hélio Gomes e Vânia Neves (Atletas do ano).

O antigo futebolista Tiago foi nomeado embaixador do Desporto de Viana do Castelo e o Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo atribuído à ex-atleta Manuela Machado.

 Topo