Canoagem

Launay de bronze na Taça Ibérica

DR

Antoine Launay, do Darque Kayak Clube, de Viana, conquistou o bronze na Taça Ibérica de Slalom. José Castro venceu em K1 Veterano A.

A grande surpresa das finais aconteceu na prova de K1 Sénior, com Antoine Launay, que integra o projeto olímpico Tóquio 2020, a terminar na 3.ª posição, atrás dos espanhóis Alejandro D. Bayona e Axel Afonso, 1.º e 2.º classificados, respetivamente. O atleta do Darque Kayak Clube foi penalizado por um toque numa porta.

Antoine Launay alcançou também o 4º lugar em C1 sénior. Por equipas o Darque Kayak Clube ficou em 7.º na geral, sendo o 3.º melhor clube português.

A época competitiva da Federação Portuguesa de Canoagem arrancou com a realização da Taça Ibérica de Slalom, em Covas, Vila Nova de Cerveira. Com um percurso de 300 metros, no Rio Coura, em Azenhas de Pagade, a competição contou com mais de uma centena de inscritos.

As provas foram bastante disputadas, mas a “armada” espanhola acabou por dominar a competição, triunfando em 12 categorias. Os canoístas portugueses venceram duas categorias, nomeadamente o K1 Sénior Feminino através de Sara Bastos (Associação Desportiva de Amarante) e o K1 Veterano A por José Castro (Darque Kayak Clube).

Além da Federação Portuguesa de Canoagem, a organização desta prova em águas bravas, que marcou o arranque da época competitiva da disciplina olímpica de slalom, contou com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, a Junta de Freguesia de Covas, o Club Deportivo Miño – Teixugos e a Federação Galega de Canoagem.

 Topo