Futebol

Limianos ou Vianense: de quem é o lugar?

Arquivo DEV

O campeonato mais conceituado da história da AFVC só podia terminar com o campeão a ser conhecido na última ronda. Limianos e Vianense são as duas equipas que procuram este domingo, dia 13, um lugar no Campeonato de Portugal da próxima época.

Concluídas 29 jornadas, o Limianos soma 69 pontos, enquanto o Vianense 68. Uma diferença mínima conseguida por um maior pendor para o empate do Limianos que o Vianense (6-2). Apesar dos azuis somarem mais uma vitória (22-21), a equipa de José Pequeno já perdeu por cinco vezes esta época. O Limianos apenas por duas vezes não pontuou. O Limianos apresenta melhor ataque (80-65) mas o Vianense é melhor defesa por um golo (26-27).

Na derradeira jornada as duas equipas jogam fora. O Vianense viaja até Paredes de Coura, para defrontar o Courense. Por sua vez, o Limianos nem sai do concelho, visitando Vitorino de Piães.

O treinador do Vianense acredita no título, nos seus jogadores e na crença destes. “Eles querem muito ser campeões. Trabalharam de forma magnifica durante todo o ano”, afirmou aos canais de comunicação do clube, no rescaldo da vitória frente ao Valenciano. José Pequeno revela uma confiança imensa no plantel e garante que vai “com eles até ao fim do mundo”.

Porém, o título não depende apenas da vontade dos jogadores do Vianense, que necessitam que o Limianos não vença o Vitorino de Piães. “O adversário está melhor pois só depende de si”, nota o técnico azul que acredita “até ao fim” na subida de divisão.

As dúvidas são esclarecidas este domingo, pelas 19h, quando o apito final em Piães e Coura soar.

Nos restantes desafios da jornada, o Vila Franca acaba por ainda ter uma palavra para dizer no campeonato, pois viaja até Valença do Minho para defrontar o Valenciano em zona de despromoção. De forma surpreendente o Távora recuperou os nove pontos que separavam as duas equipas na 24.ª jornada, entrando na última jornada com mais um que o Valenciano.

O Valenciano recebe o Vila Franca, enquanto o Távora joga no campo do Correlhã.

Lanheses e Chafé também jogam fora de portas, o Neves é a única equipa do concelho que termina o campeonato a jogar em casa. Em partidas para cumprir a 30.ª e última jornada do campeonato, que começa às 17h.

AFVC I Divisão  
Jornada 3013/05-17h
Neves FCvsAD Campos
Vitorino de PiãesvsLimianos
SC CourensevsVianense
MonçãovsGD Moreira do Lima
CerveiravsUD Lanheses
ADC CorrelhãvsTávora
Ponte da BarcavsAD Chafé
ValencianovsFC Vila Franca
 Topo