Opinião

O apito final para um árbitro

MR

Um domingo como outro qualquer. Para muitas pessoas dia de “ir ver a bola” ou outro desporto que seja do seu agrado. O futebol será o mote para este artigo, o jogo concreto pouco importa, mas sim os factos que o compõem.

Soa o apito inicial. Duas equipas procuram a vitória e a terceira procura trazer a ordem para que vença o melhor. Até ao descanso nada de anormal.

Passam 77 minutos e o inesperado acontece. O árbitro lesiona-se ou, possivelmente, acusa cansaço. Entram em campo as equipas médicas de ambos os clubes, mas as dores não permitem que possa continuar a apitar.

Na hora de aflição, enquanto uns se procuravam em auxiliar o lesionado, outros entenderam que seria melhor perceber se o potencial árbitro substituto, que era suposto estar a desfrutar do jogo como qualquer outro adepto, teria ligações a um dos clubes. Bem diz o ditado que “cada cabeça sua sentença”.

Aconteceu nesta jornada. Um árbitro creditado que calmamente foi ver um jogo de Domingo, saltou da bancada para ficar em trabalhos. “Ei pá! Esse não que já jogou na equipa da casa”, ouviu-se um responsável do clube visitante.

Na arbitragem, como em qualquer ofício, as pessoas têm de fazer o seu trabalho com rigor e isenção. Chamado a exercer essa função não entram clubes ou cores, amigos ou inimigos… Fora das quatro linhas os árbitros também podem e devem ter preferências. Quem não as tem? Estranho é colocar-se sempre em dúvida a isenção destes mas nunca a do jogador que, ano após ano, muda de clube.

Enquanto a mentalidade for de que os árbitros são totalmente influenciáveis não se pode pedir mais e melhor desporto e clamar por verdade desportiva.

Importa mais é procurar interessados em gerir os jogos do que em arranjar problemas. Há falta de árbitros. Os poucos que existem são sobrecarregados e raramente bem tratados. O que serve de exemplo a este caso já tinha, pelo menos, três jogos apitados entre Sábado e Domingo. Para os (muitos) dirigentes que apenas procuram o erro dos responsáveis do apito, aproveita-se para recordar que estão abertas as inscrições para o curso de árbitro…Talvez possa ser um óptima contribuição para contornar estes problemas.

 Topo