Água

Raquel Otero e João Maria dão espetáculo em Espinho

DR

João Maria e Raquel Otero, atletas do Surf Clube de Viana (SCV), voltaram a estar em destaque, desta vez, na praia da Baía, em Espinho, e em dois campeonatos: no Circuito de Surf do Norte, 8 e 9 de abril, e no Júnior Pro Espinho, a primeira etapa na Europa do circuito mundial de surf Pro Júnior, de 10 a 14 de abril.

Raquel Otero venceu em duas categorias, Sub-16 e Sub-18, na 4ª etapa do Circuito de Surf do Norte. Em Sub-16, lidera o ranking com uma vantagem confortável e, em Sub-18, mantém-se na luta pela liderança, numa altura em que ainda existem mais provas para realizar.

João Maria, que já se havia sagrado vice-campeão em Sub-14, subiu ao primeiro lugar do pódio em Sub-16. Com esta vitória, arrecadou também o título de campeão regional Sub-16.

Dos quatro primeiros lugares em prova, três foram conquistados por atletas do SCV.

Segundo Gonçalo Cruz, treinador da Raquel Otero, os resultados alcançados pelos atletas do clube foram muito positivos e as suas vitórias foram merecidas.

Com os resultados obtidos, estes surfistas conquistaram também wildcards para o Pro Junior, segundo nota do clube.

Raquel Otero encara estes resultados e a participação no Pro Junior como uma recompensa pelo seu trabalho e pela sua dedicação ao surf e ainda como um avanço importante para o seu percurso como atleta.

“Tenho treinado muito para evoluir. O circuito regional é muito importante em termos de formação. A participação no Pro Junior significa um passo maior, um grande avanço”, disse.

Raquel Otero e a participação em eventos mundiais são fruto de um longo e continuado trabalho de formação, no qual o clube vianense tem vindo a apostar e que, nos anos mais recentes, tem contado com o apoio do Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo.

João Maria também está contente com as conquistas obtidas, até agora, que atribui ao trabalho que tem desenvolvido, considerando ter margem para progredir.

“Esta vitória em Sub-16 foi importante para mim. Um dos meus objetivos era ser campeão regional Sub-16. A minha participação no Pro Junior, com os melhores do mundo, fez-me crescer enquanto atleta”, avançou. Acrescentando, “nesta época, que está a ser muito positiva, ainda me mantenho a competir noutras provas. Sinto que ainda tenho muito para progredir.”

O SCV teve um total de sete atletas em Espinho. Raquel Vale, também a competir em duas categorias, foi 3ª em Sub-18 feminino e 7ª em Sub-16; Beneditas Neves foi 5ª classificada nas duas categorias femininas; Sofia Gonçalves foi 9ª em Sub-16 e 12ª em Sub-18. Nos masculinos, Diogo Duque foi 7º nesta 4ª etapa regional e 9º da Geral e Afonso Santos foi 13º e 11º da Geral.

 Topo