BTT

Resistência 3H BTT Vila Franca espera centenas de participantes

Vila Franca recebe este Domingo, dia 28, entre as 10h e as 13h,  a 4ª edição Resistência 3H BTT Vila Franca Blisq Creative dinamizado pelos Amigos do Desporto da ACRVF (Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca).

Este grupo de amigos dinamiza esta actividade desde 2015, e outras tantas, sendo que o sucesso dos eventos “foi alcançado graças ao empenho dos vários elementos, colaboradores, entidades parceiras e patrocinadores que aceitaram o desafio proposto por este grupo”.

Os Amigos do Desporto da ACRVF, contam com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Franca e Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Associação de Ciclismo do Minho (ACM) e da Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo que a prova está oficializada como prova aberta, podendo participar todos os interessados (maiores de 12 anos) individualmente ou em equipas (duplas e triplas).

A organização espera este ano ter cerca de 300 participantes oriundos das várias regiões do país e também da vizinha Espanha, nomeadamente Galiza. “Entre todos os participantes há vários atletas que são bem conhecidos da modalidade “das duas rodas”, destacamos os anfitriões César Fonte, David Vaz, Ricardo Costa e André Vital, mas muitos outros campeões e campeãs do BTT ou do ciclocrosse estarão presentes em Vila Franca. Procura-se promover a modalidade junto dos mais jovens e sabe-se que, entre 1995 e 2005, realizaram-se anualmente em Vila Franca provas de BTT, das quais surgiram vários atletas vilafranquenses que se tornaram profissionais quer da modalidade de “estrada”, quer do BTT”, frisa Hélder Barbosa da organização ao Desporto em Viana.

O mesmo ainda destacou de onde vem a notoriedade da competição que vai atribuir prémios monetários no valor de 1850€. “O nosso percurso é, segundo quem nos visita, um dos aspectos mais positivos desta prova. As características naturais dos nosso trilhos, da encosta do Monte de Roques, propiciam uma “dureza” natural, que cativa quem participa. Contudo, este ano, o percurso será um pouco diferente das edições anteriores, segundo os “especialistas” um pouco menos duro e menos técnico, o que para este tipo de prova facilita o aumento do número de participantes. Esta prova será realizada num circuito que terá como base a encantadora paisagem da freguesia de Vila Franca, desde o espaço envolvente do Adro da Paróquia de S. Miguel aos trilhos mais sinuosos da encosta do Monte de Roques. O percurso será o mais cuidado, atrativo e com surpresas para que o espectáculo e divertimento estejam garantidos”.

Também se sabe que “o número de participantes tem aumentado edição após edição. Contudo, no ano passado, foi um ano bastante ‘atípico’ uma vez que na semana antes e no próprio dia da prova choveu imenso, facto que afugentou muitos participantes. Curioso, ou não é que cada vez temos mais atletas da Galiza a participar neste evento. E há a possibilidade de para 2019 criarmos uma categoria “especial” para os atletas estrangeiros que nos visitam. Não é mais uma forma de promoção, não só de Vila Franca, mas de Viana do Castelo”.

“As “3H BTT Resistência de Vila Franca” são um empolgante desafio dirigido aos amantes da modalidade do BTT e promete animar todos os que irão participar e aqueles que dedicadamente estarão a apoiar e assistir. deixou o convite”.

O grupo dos Amigos do Desporto da ACRVF, inserido na Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca, Entidade de Utilidade Pública, pretende realizar eventos de forma a promover hábitos saudáveis, através da prática de desporto, junto da população, e ainda promover o nome da nossa região junto de todos aqueles que visitam e participam nos eventos. Este grupo de trabalho surge motivado com a capacidade, conhecimento e vontade de organizar eventos em que a principal preocupação reside na satisfação de todos os intervenientes e participantes.

 

 

 

 

 Topo