Futsal

Santa Luzia disputa título nacional

Arquivo DEV

O Santa Luzia disputa este fim-de-semana o título da Taça Nacional de Juniores, em futsal feminino. Santarém é o local onde as jovens vianenses vão procurar fazer ainda mais história neste época.

Nesta fase final, a quatro, o Santa Luzia tem a companhia do Vermoim, Sporting e Benfica. O primeiro jogo é contra o Benfica, em Rio Maior, esta sexta-feira, às 17h. A segunda partida é no sábado, dia 23, às 14h15, no pavilhão municipal de Santarém, frente ao Vermoim. A terceira jornada é contra o Sporting, novamente no municipal de Santarém, às 11h30.

Para o treinador da equipa, Rui Alexandre Silva, esta participação na fase final da Taça Nacional é “um prémio para uma época bem conseguida”. “Nunca foi objetivo da equipa chegar a esta altura da época e ainda estar em competição”, garante. Os objetivos da equipa passavam por passar à segunda fase da Taça Nacional e sagraram-se campeãos nacionais de Desporto Escolar. Porque o “Santa Luzia é uma equipa do desporto escolar, integralmente”. O título no Desporto Escolar foi conseguido e na competição nacional da FPF o objetivo superado.

“Estar entre as quatro melhores equipas do país é uma honra e um orgulho” mas o treinador é realista na antevisão a esta fase final. “Sabemos das enormes dificuldades que teremos quando jogarmos com equipas como o Benfica e o Sporting, não descurando, obviamente o Vermoim. São equipas de outro campeonato. Na sua base estão algumas das melhores jogadoras nacionais, frequentes convocadas para as diferentes seleções Nacionais”, realça. Ainda assim a equipa vai “dar o litro” e fazer os “possíveis e impossíveis para vencer todos os jogos”.

“Independentemente dos resultados que alcançarmos, sairemos de Santarém com a cabeça erguida, sabendo que contra todas as expectativas chegámos onde nunca ninguém na AFVC tinha chegado, onde certamente os próprios responsáveis da Federação não estariam à espera que chegássemos”.

As equipas adversárias

O Benfica chega a esta fase final com 32 jogos disputados, somando 27 vitórias (11 na Taça Nacional e 16 no campeonato da AF Lisboa), 195 golos marcados e 29 sofridos. Na Taça Nacional deste ano as encarnadas ainda não perderam. De Lisboa chega também outro adversário, o Sporting. As leoas venceram mais jogos (32) mas terminaram na vice-liderança na 2.ª fase da Taça nacional, devido à derrota com o Benfica. Somam 238 golos, sofrendo 36.

O outro adversário é bem conhecido pela equipa vianense. O Vermoim disputou o campeonato interdistrital da AF Viana e AF Braga, tendo sagrado-se campeã, com mais seis pontos que as vianenses. Na Taça Nacional, na primeira fase terminou em primeiro na Serie B e na segunda fase ficou à frente do Santa Luzia, na Zona Norte.

As duas equipas já se defrontaram quatro vezes esta época, com saldo negativo para as atletas de Rui Silva, que perderam todos os desvios. No campeonato interdistrital as famalicenses venceram por 7-2 e 7-1. Na 2.ª fase da Taça Nacional o Santa Luzia perdeu por 3-0 na primeira jornada, tendo somando a quarta derrota por 7-1.

Calendário

1.ª Jornada – 22 junho, 17h
Sporting x Vermoim (Pav. Desportivo Benfica do Ribatejo)
Santa Luzia x Benfica (Pav. Polidesportivo Rio Maior)

2.ª Jornada – 23 junho, 14h45
Vermoim x Santa Luzia (Pav. Municipal Santarém)
Benfica x Sporting (Nave Municipal Santarém)

3.ª Jornada – 24 junho, 11h30
Sporting x Santa Luzia (Pav. Municipal Santarém)
Vermoim x Benfica (Nave Municipal Santarém)

 Topo