Futsal

Santa Luzia em quarto na Final 4

Eduardo Pereira

O Santa Luzia terminou em último na Final 4 de apuramento de campeão da Taça Nacional de Juniores.

As vianenses viajaram para Santarém sabendo as dificuldades que iriam encontrar. Na primeira jornada, perderam com o Benfica por 14-0. No dia seguinte, frente às conhecidas de Vermoim, o Santa Luzia venceu cara a derrota, perdendo por 4-2. No domingo, no último jogo, as atletas de Rui Silva perderam com o Sporting por 8-5. O Benfica sagrou-se campeão nacional, seguido do Sporting.

Na análise à participação da equipa nesta fase da competição ao Desporto em Viana, o treinador da equipa Rui Silva considera ter sido “um sucesso”.

“Apesar dos resultados desportivos não o demonstrarem, três derrotas em três jogos, a evolução da equipa ao longo do torneio foi absolutamente espetacular.”

Frente ao Benfica as vianenses averbaram a derrota mais pesada, perdendo por 14-0, mas o resultado “não espelha o que se passou dentro de campo”, muito se devendo aos minutos finais da partida e da condição física. As lisboetas marcaram 10 golos nos últimos seis minutos.

Diante do Vermoim o Santa Luzia jogou “olhos nos olhos” e esteve perto de conseguir não perder frente às famalicenses este época. No domingo, no derradeiro jogo, a equipa apostou numa táctica de aproveitar o erro do Sporting, defendendo bem. Apesar da má entrada na partida, sofrendo um golo no primeiro minuto, as jovens atletas “não baixaram os braços e acreditaram que podiam fazer melhor”. “Com uma defesa muito coesa, exploraram os erros do adversário para se colocarem em vantagem por 3-1. Chegámos ao intervalo a vencer por 5×2. Estávamos a realizar o nosso melhor jogo de sempre e contra o, na altura, campeão nacional! Acabámos por perder por 8-5 mas mostrámos que não chegámos ali por acaso”, reforça Rui Silva.

A equipa regressou de Santarém “com um orgulho enorme” na prestação, tendo sido elogiada pelas “claques dos adversários e parabenizados pelo Selecionador Nacional e treinadores das equipas adversárias”.

“Esta foi sem dúvida a melhor época desportiva de uma equipa feminina de Viana. Mas estes resultados não acontecem por acaso, são sim fruto de muito trabalho e dedicação de todos os elementos que compõem este fantástico grupo”, resume Rui Silva.

1.ª Jornada – 22 junho, 17h
Sporting 7-4 Vermoim
Santa Luzia 0-14 Benfica

2.ª Jornada – 23 junho, 14h15
Vermoim 4-2 Santa Luzia
Benfica 7-3 Sporting

3.ª Jornada – 24 junho, 11h30
Sporting 8-5 Santa Luzia
Vermoim 3-3 Benfica

Classificação
1.º Benfica – 7 Pontos
2.º Sporting – 6 Pontos
3.º Vermoim – 4 Pontos
4.º Santa Luzia – 0 Pontos

 Topo