Futebol

Uma equipa de futebol para chegar à I Liga

Numa decisão inédita e que apanhou a AFVC de surpresa, os clubes do concelho Viana do Castelo decidiram unir-se e criar uma equipa sénior, com o objetivo de chegar à I Liga.

A nova equipa vai usar as cores e símbolo do Sport União Cardielense, “equipa mais recente, que não tem camadas jovens e que já construiu nos poucos anos de vida uma base de apoio forte e estruturada”, revelou ao Desporto em Viana um dos presidentes dos clubes vianenses. “Esta tomada de decisão não foi consensual, mas o entendimento foi conseguido após se ter definido o projeto”.

Nesse projeto, pode adiantar o Desporto em Viana, ficou decidido que sendo o SUC a equipa sénior do concelho, os demais clubes vão manter as camadas jovens em funcionamento, com o intuito de “fornecer matéria prima de qualidade à equipa sénior e continuar a manter os diversos equipamentos desportivos em funcionamento”, numa perspetiva de “escolas de formação para o futebol”.

Este projeto pioneiro serve também para “responder ao apelo da autarquia”, que recentemente elogiou a fusão do ARCO e do Náutico no Viana Remadores do Lima. “Esperamos que desta forma a autarquia siga a política desportiva que tem com os clubes do Centro de Mar e disponibilize e mantenha de forma gratuita o Estádio Municipal Manuela Machado para o clube”, indicou a mesma fonte.

Questionado sobre os muitos jogadores que vão deixar de ter equipa, o presidente revelou que está em cima da mesa a criação de uma equipa B e de uma sub-23. “Desta forma, garantimos três planteis de 24 atletas com qualidade”.

O Desporto em Viana contactou a Associação de Futebol de Viana do Castelo que revelou apenas a sua “surpresa” com a decisão tomada pelos clubes.

Recorde-se que recentemente, em Arcos de Valdevez, quatro clubes estabeleceram um acordo de partilha na formação, onde cada clube possuía um escalão de formação. Por Viana do Castelo decidiu-se a união de uma equipa sénior.

 Topo