Água

Viana acolhe primeiro Europeu de Surf Adaptado

CMVC

Viana do Castelo recebe o primeiro Campeonato Europeu de Surf Adaptado (Eurosurf Adaptive 2019).

O protocolo entre a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf (FPS), Surf Clube de Viana e a autarquia foi assinado este domingo, dia  6, para que a praia do Cabedelo acolha o campeonato entre 20 e 26 de maio.

Na cerimónia da assinatura do contrato estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Surf Clube de Viana, o comandante da Capitania de Viana do Castelo, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDV) e ainda o vereador do desporto da autarquia vianense.

Atualmente são 12 os jovens com necessidades especiais que frequentam as aulas de Surf do Clube  de Viana. Entre eles, Marta Jordão Paço. A jovem cega de nascença, de 13 anos, conquistou a medalha de bronze no ISA World Adaptive Surfing Championship, que decorreu na Califórnia, nos Estados Unidos da América.

No que toca à inclusão pelo desporto, no primeiro trimestre do corrente ano letivo o projeto “Náutica para Todos”, promovido pela câmara municipal, chega a seis agrupamentos escolares, abrangendo um total 39 alunos. A iniciativa inclusiva nasceu em 2016/2017, como parte integrante do inovador projeto camarário “Náutica nas Escolas”, onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

O “Náutica para Todos” perspetiva a inclusão nas atividades curriculares de expressão físico motora de atividades adaptadas em todas os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Esta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos assenta na interação entre o município, a APPACDM e os agrupamentos de escolas.

 Topo