Voleibol

Viana acolhe Torneio Internacional da WEVZA de Sub-17

Viana do Castelo vai receber, de 9 a 13 de janeiro próximo, o Torneio Internacional da WEVZA de Sub-17 masculinos, que dará ao primeiro classificado a qualificação direta para a fase final do Campeonato da Europa da categoria.

Os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior e as sete seleções participantes serão distribuídas por duas pools.

Portugal integra a Pool A, juntamente com a Holanda e a Espanha. A Pool B será formada por Itália, Bélgica, França e Alemanha.

Nos três primeiros dias de competição, as equipas jogam todas contra todas, sendo os dois dias restantes reservados ao apuramento do vencedor e ao ranqueamento das seleções.

Os dois primeiros classificados das pools defrontam-se em sistema cruzado (1.º A x 2.º B e 2.º A x 1.ª B) e os vencedores disputam a final, enquanto os 3.ºs e o 4.º classificados discutem os 5.º, 6.º e 7.º lugares.

O vencedor do torneio apura-se diretamente para o Campeonato da Europa da categoria.

Nos últimos anos, a cidade de Viana do Castelo tem sido palco de várias competições de Voleibol, sendo ainda local privilegiado de estágio das seleções nacionais. No ano passado, o Centro Cultural de Viana do Castelo Castelo acolheu a Poule F da 2.ª Ronda Europeia de Apuramento para o Campeonato do Mundo 2018, em seniores femininos. Foi igualmente na Princesa do Lima que a Seleção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Manuel Almeida, defrontou a sua congénere de Espanha em dois jogos amigáveis que se inseriram no plano de preparação de Portugal para a Golden European League 2018, os Jogos do Mediterrâneo e o apuramento para o Campeonato da Europa 2019. Em Dezembro de 2017, Viana do Castelo acolheu o Torneio Internacional WEVZA de Sub-16 Femininos.

 Topo