Hóquei

Viana é a terceira cidade portuguesa a acolher a EVRI CUP

Câmara Municipal de Viana do Castelo

A Princesa do Lima é a anfitriã da EVRI CUP 2018, um torneio internacional de hóquei em patins onde vão participar cerca de 300 veteranos, em representação de 28 equipas. De 20 a 23 de Junho o pavilhão Municipal de Monserrate e o Pavilhão da Meadela vão acolher 64 jogos de hóquei em patins.

A prova, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Associação Juventude de Viana, é para atletas com mais de 35 anos oriundos de  Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Itália e Argentina que vão trazer as suas famílias até Viana do Castelo.

Na apresentação da competição, criada em 2003, o vereador do Desporto da Câmara de Viana do Castelo, Vítor Lemos, lembrou que “estamos a falar de um torneiro que vai mobilizar mais de meio milhar de pessoas. Este tipo de competição é muito importante para Viana do Castelo, não apenas pela componente desportiva como pelo seu impacto na economia local”.

Prevê-se um bom retorno, também ao nível turístico, pois Rui Natário, presidente da Juventude de Viana, referiu que “algumas equipas e os familiares dos atletas tiveram de ficar alojados em concelhos vizinhos, por falta de capacidade resposta dos hotéis da cidade”.

Pedro Carvalho, antigo hoquista e ex-atleta da Juventude de Viana e responsável pela realização da prova em Viana do Castelo afirmou “havia candidaturas de cidades espanholas, italianas e holandesas” à organização da competição que o “Comité EVRI CUP acabou por atribuir à capital do Alto Minho a edição 2018”.

“É um torneio muito competitivo. Além de serem ex-jogadores são também atuais treinadores, familiares de jogadores e representam os países mais importantes onde se joga hóquei. Inicialmente, havia quase 40 clubes interessados em participar, mas em termos organizativos não foi possível dar resposta a esse número”, acrescentou Pedro Carvalho.

Viana do Castelo é a terceira cidade portuguesa a organizar o torneio, que já se realizou em Paço D’Arcos e Sintra.

A final da EVRI CUP está marcada para as 15h15 do dia 23.

Grupos:

+35 Red: Juventude de Viana (Portugal), CT Barcino (Espanha) e CP Vilafranca (Espanha).

+35 Green: GEIEG (Espanha), Futebol Clube do Porto Vintage (Portugal) e Rolta RHC Leuven (Bélgica).

+35 Blue: Parede FC (Portugal), HC Ottoruote Carbonia (Itália) e Óquei Clube de Barcelos (Portugal).

+35 Yellow: Amatori Hockey Bassano (de Itália), CD Paço de Arcos (Portugal) e ADJ Vila Praia de Âncora (Portugal).

+50 Orange: CP Voltregà (Espanha), Evergreen Hockey Trieste (Itália), Dreamteam (Holanda) e Parede FC (Portugal).

+50 Brown: CP Cibeles (Espanha), ASD Tergeste HE (Itália), HC Castiglione (Itália) e Juventude de Viana (Portugal).

+50 Black: CT Barcino Old Cat (Espanha), GDR Os Lobinhos (Portugal), GEIEG (Espanha) e Amatori Hockey Bassano (Itália).

+50 Purple: Centro Asturiano Oviedo (Espanha), Kurink HC (Bélgica), EHRC Marathon (Holanda) e a argentina La Porteña Argentina (Argentina).

 Topo